terça-feira, 20 de maio de 2008

Resumo do Capítulo 9

AVALIAÇÃO DO EVENTO

A avaliação do evento interessa as diversas categorias de profissionais que trabalharam para o sucesso do evento, como o promotor, responsável pelo seu planejamento, organização e execução; os patrocinadores, que, por razões próprias, contribuíram para que o evento acontecesse, além de outros profissionais que colaboram com suas respectivas especialidades.

O patrocinador precisa saber se o investimento teve retorno desejado, de acordo com os seus objetivos, previamente explicitados, e que não são necessariamente os mesmos do promotor do evento.


De modo geral, é correto afirmar que os resultados da avaliação somente terão sentido, tanto para o patrocinador como para o seu promotor, se os resultados forem devidamente cotejados com os respectivos objetivos.

É importante que haja um relatório geral sobre o evento, mesmo que isso não esteja descrito na cota de patrocínio, uma vez que o patrocinador merece ser informado dos resultados da realização do evento, o que dar credibilidade ao promotor, seja para a sua recontratação em nova edição do evento, seja como referência para outros patrocinadores.
Na oportunidade, é também relevante avaliar a realização do evento em si, descrevendo o que funcionou muito bem, o que funcionou mais ou menos bem, o que funcionou regularmente ou o que não funcionou. Além disso, deverá ser feita uma avaliação junto aos participantes do evento, bem como a apresentação final dos resultados aos patrocinadores.