terça-feira, 29 de abril de 2008

Resumo do 5º Capítulo

Previsão dos resultados da arrecadação de recursos.

De posse de informações como valor total do evento, objetivo do número de investidores, target de investidores e níveis de cotas de patrocínio, é possível construir cenários diferentes na formatação do pacote de patrocínio e simular resultados de cada um. Para isso parte-se da construção de um funil de prospecção contendo as diferentes fases da venda de um projeto de evento e depois se efetua o cálculo de cada uma de suas etapas. Há diferentes fases a serem percorridas pelo promotor na venda de um projeto.

Fases percorridas pelo promotor na venda de um projeto

*Suspects: todas as empresas e pessoas integrantes do universo target de patrocínio são potenciais investidores.

*Prospects: empresas e pessoas com as quais o vendedor do projeto obteve o primeiro contato.

*Leads: empresa e pessoas que responderam ao primeiro contato ou que expressaram interesse em mais informações.

*Leads qualificados: empresas e pessoas de nível decisório que demonstraram necessidade eminente com relação ao evento.

*Oportunidades: proposta emitida ao decisor do projeto.

*Vendas: contrato assinado.

O conjunto das fases do funil de prospecção constitui o que se chama de ciclo de vendas, e cada uma delas tem duração diferente, variando de empresa para empresa, de produto para produto e de setor para setor. Quanto mais estreito o funil, mais eficaz o promotor e conseqüente, menores a duração do pcesso e os custos nele envolvidos.

Os cálculos dos números de cada uma das fases do funil de prospecção para serem efetuados é necessário que o promotor tenha estabelecidos os níveis de cotas e o valor médio de cada uma e estimar o percentual de sucesso para cada etapa do funil de prospecção.

A construção de cenários de cotas de patrocínio e simulação de resultados é baseada em três variáveis que interferem no resultado da comercialização de um projeto de evento:
*níveis de cotas
*valor e número de patrocinadores para cada nível
*construção de cenários e simulação de resultados que possivelmente alcançará nesse processo.

Ao construir os cenários e realizar as simulações é necessário que o promotor tome algumas precauções como:
1. Considerar os benefícios constantes de cada nível para respeitar a regra custo - beneficio.
2. Verificar se há universo de patrocinadores –target suficientes para os cenários analisados.
3. Tomar cuidado para não criar um “carnaval” de marcas.
4. Tomar cuidado para não criar dependência de um patrocinador
5. Simular também cenários com um, dois ou três níveis.

Como exemplo de presentation está disposto um trecho do folheto do "Projeto Caminhos Geológicos da Bahia". Na capa deste presentation está disposto o principal objetivo do projeto, como pode ser observado abaixo.


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